Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rajoy: ‘Houve uma aposta indiscutível pela irreversibilidade do euro’

Roma, 22 jun (EFE).- O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, afirmou nesta sexta-feira que na cúpula dos líderes das quatro maiores economias da zona do euro, realizada em Roma, foi feita uma aposta indiscutível pela irreversibilidade do euro.

‘Houve uma aposta indiscutível pela irreversibilidade do euro, que é o projeto mais importante que iniciado pelos europeus’, disse Rajoy em entrevista coletiva ao término de seu encontro com o primeiro-ministro da Itália, Mario Monti; a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente da França, François Hollande.

O governante espanhol falou sobre o acordo entre as quatro maiores economias da zona do euro para que haja um avanço em direção a uma maior união política, bancária e fiscal, mantendo o compromisso de não elevar o déficit público com reformas estruturais em âmbitos de flexibilidade e crescimento econômico.

‘Houve um acordo pelo qual serão iniciados todos os mecanismos para conseguir estabilidade financeira na zona do euro, e houve uma aposta por uma maior integração no futuro, bancária, econômica e política’, disse Rajoy, que foi convidado para este encontro por Monti na cúpula da Otan em Chicago (EUA), em maio.

Rajoy destacou cinco assuntos nos quais houve um acordo nesta sexta-feira, começando pelo controle do déficit público, a não elevação da dívida estatal e a aprovação de reformas estruturais para melhorar a flexibilidade e a competitividade econômica que estimulem o crescimento econômico. EFE