Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rajoy garante que A.Latina é ‘prioridade capital’ de seu Governo

Madri, 10 jan (EFE).- O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, garantiu nesta terça-feira que a América Latina é uma ‘prioridade capital’ para seu Executivo, que colocou como objetivo manter ‘as melhores relações’ com a comunidade ibero-americana.

‘Para mim é uma prioridade capital à qual não vou renunciar jamais’, declarou Rajoy em entrevista à Agência Efe, a primeira após sua chegada ao poder em dezembro.

O líder conservador contou que este foi seu primeiro pedido ao novo ministro das Relações Exteriores, José Manuel García-Margallo.

Rajoy reconheceu a importância da Europa para a Espanha, o marco geográfico no qual o país está inserido, mas insistiu na necessidade de impulsionar as relações com a América Latina ‘em benefício dos cidadãos’.

‘Acho que podemos fazer muitíssimas coisas juntos, em um mundo cada vez mais aberto, cada vez mais global’, recalcou.

À margem das ligações econômicas e dos investimentos, o chefe do Executivo destacou os inumeráveis laços que unem a Espanha à América Latina, região com a qual compartilha história, idioma e cultura e à qual viajaram ‘muitíssimos’ espanhóis ao longo de suas vidas e em diferentes períodos da história.

Neste contexto, lembrou que ele e sua esposa são da Galícia e afirmou: ‘não conheço nenhum galego que não tenha tido ninguém ou que não tenha estado na Venezuela, na Colômbia, na República Dominicana, no México e, já não digamos, em Buenos Aires, que alguns consideram como a quinta província galega’.

Em sua entrevista à Agência Efe, Rajoy lembrou ainda que a Espanha é o segundo país maior investidor na América Latina. EFE