Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Presidente da Guiné Equatorial comemora 30º aniversário no poder

Redação Internacional, 2 ago (EFE).- O presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, vai comemorar nesta sexta-feira seu 33º aniversário no poder, após um golpe de Estado.

O presidente anunciou que vai promover eleições legislativas e municipais no próximo ano.

Os organismos oficiais revisarão de 4 a 18 de agosto o censo eleitoral para a realização de eleições legislativas e municipais do próximo ano. No pleito se elegerá pela primeira vez os membros do senado.

Esta eleição é uma das reformas introduzidas na Lei Fundamental (Constituição) que foram aprovadas com mais de 97% de votos no plebiscito realizado em novembro do ano passado.

Obiang, de 70 anos, chegou ao poder depois do denominado ‘golpe de liberdade’ que derrubou o antigo presidente do país, Francisco Macías Nguema, em agosto de 1979, que governou essa antiga colônia espanhola na África Subsaariana após sua independência de outubro de 1968.

Em maio passado, Obiang nomeou um Governo de transição de oito meses com cerca de 60 membros, entre eles, dois vice-presidentes da República, um primeiro-ministro e dois vice-primeiros-ministros.

Em novembro de 2009, Obiang, revalidou pela terceira vez consecutiva um novo mandato de sete anos, com uma ‘maioria arrasadora’, segundo os resultados da Junta Eleitoral nacional.

Obiang que chegou ao poder através do golpe de Estado de 1979, qualifica esta tomada de poder de ‘libertação’ do povo das garras de 11 anos da ditadura de Macías (1968-1979). EFE