Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Portela lidera enquete; Mocidade é mais comentada

Quase 40% dos leitores de VEJA elegem escola azul e branca a melhor da noite. No Twitter, agremiação verde e branca é favorita

A Portela foi escolhida pelos leitores de VEJA a melhor escola da primeira noite de desfiles do Carnaval do Rio de Janeiro. Mais de 40% dos leitores que votaram na enquete sobre a apresentação da madrugada desta segunda-feira elegeu a escola azul e branco a melhor agremiação a cruzar a Marquês de Sapucaí. Já no Twitter, a mais comentada foi a Mocidade, como mostra a ferramenta criada por VEJA para medir a temperatura do Carnaval no microblog.

Com o enredo “E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual…”, a Portela mostrou na avenida as principais festas da Bahia, como a do Senhor do Bonfim, de Iemanjá, de Nossa Senhora da Conceição da Praia e de São Cosme e São Damião, além das folias de carnaval. A escola, que este ano levou duas águias para o Sambódromo, homenageou a ilustre portelense Clara Nunes, interpretada pela cantora Vanessa da Matta.

Já a Mocidade Independente de Padre Miguel fez as figuras ganharem vida nos murais do pintor brasileiro Cândido Portinari. Uma dos carros alegóricos da escola trazia as imagens do painel Guerra e Paz, uma obra exposta na sede da ONU que retrata os horrores dos conflitos armados.

Acesse o Storify