Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama já é mais impopular que Bush, diz pesquisa da CNN

A aprovação do atual presidente americano entre a população dos Estados Unidos está cada vez pior

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é menos popular entre os cidadãos americanos do que seu antecessor, George W. Bush. Os dados foram divulgados por uma pesquisa encomendada e publicada nesta quarta-feira pela rede CNN. Segundo o levantamento, apenas 49% dos americanos aprovam Obama, enquanto 52% são favoráveis a Bush. O trabalho do democrata à frente da Casa Branca também é criticado pela maioria: 52% dos entrevistados desaprovam o mandato do presidente – um aumento de cinco pontos percentuais em comparação com um estudo realizado no último mês.

A pesquisa demonstra que 63% dos entrevistados reprovam a forma como Obama combate a ameaça imposta pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI), 60% acreditam que o democrata não responde de forma apropriada à imigração ilegal e 67% têm uma visa negativa da vigilância do governo. O presidente também é criticado pela maioria por falhar na economia (53%), no sistema de saúde (54%), na política externa (55%), no terrorismo (51%) e na mudança climática (49%). Obama só possui índices positivos em assuntos relacionados às relações raciais nos Estados Unidos, com 50% de respaldo.

Leia também:

Futura visita de Obama ao Quênia provoca críticas no país

Corte de apelações mantém veto à reforma imigratória de Obama

Em dois meses, Hillary despenca e está empatada tecnicamente com Bush

Para o portal Breitbart, a incompetência de Obama aos olhos da população não é o único fator que levou os índices de aprovação de Bush a ultrapassarem os do democrata. O ex-presidente republicano se afastou totalmente da política desde que deixou a Casa Branca e só tem aparecido em público para apoiar causas que contam com apelo popular, como a dos soldados feridos em combate. A agência France-Presse reportou que Bush, responsável por levar os Estados Unidos para a guerra no Iraque, precisou de quase uma década para conseguir apresentar uma opinião favorável entre a maioria dos americanos.

Bush e Clinton – Ainda de acordo com a pesquisa da rede CNN, 64% dos americanos emitiram opiniões favoráveis sobre Bush e Bill Clinton quando precisaram classificar os ex-presidentes vivos. O índice é importante por demonstrar qual a influência que os ex-mandatários poderão exercer sobre a disputa presidencial de 2016. Hillary Clinton, mulher de Bill e ex-secretária de Estado, desponta como a principal candidata democrata para as eleições gerais. Já Jeb Bush, irmão de George e ex-governador da Flórida, é visto pela imprensa americana como o único republicano capaz de enfrentar Hillary de igual para igual na corrida pela sucessão de Obama.

(Da redação)