Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama convida Netanyahu para ir aos EUA no dia 5 de março (Casa Branca)

O presidente americano, Barack Obama, convidou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para se reunir com ele na Casa Branca no dia 5 de março, anunciou nesta segunda-feira a Presidência.

A visita, que será realizada em meio a crescentes tensões com o Irã, foi marcada durante uma viagem de três dias do assessor de segurança nacional Tom Donilon a Israel para consultas com Netanyahu, com o ministro da Defesa, Ehud Barak, e com outros altos funcionários israelenses.

“Donilon transmitiu ao primeiro-ministro Netanyahu que o presidente desejava se reunir com ele na Casa Branca no dia 5 de março”, indicou a Casa Branca em um comunicado.

O gabinete de Netanyahu já havia anunciado no início de fevereiro que o primeiro-ministro visitaria os Estados Unidos no começo de março, mas esta é a primeira vez que uma data concreta é estabelecida.

A visita será realizada depois de várias rodadas das chamadas negociações exploratórias entre negociadores israelenses e palestinos, e em meio a um aumento das especulações indicando que Israel estaria planejando atacar as instalações nucleares iranianas.

Durante sua visita a Washington, Netanyahu também pronunciará um discurso na conferência anual do grupo de pressão Comitê de Assuntos Públicos Israelense Americano (AIPAC), que começa no dia 3 de março.

O presidente israelense, Shimon Peres, também deve participar da conferência em Washington, segundo o site do AIPAC.

A última visita do primeiro-ministro israelense aos Estados Unidos foi no final de setembro, quando participou da Assembleia Geral das Nações Unidas quando os palestinos apresentaram um pedido para integrar a organização, deparando-se com a oposição do Estado judeu e de Washington.

Netanyahu se reuniu com Obama nessa oportunidade.