Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nova York presta homenagem às vítimas do naufrágio do Titanic com exposição

Nova York, 10 abr (EFE).- Os nova-iorquinos contam a partir desta terça-feira com sua própria exposição com a qual prestar homenagem às vítimas do naufrágio do Titanic e na qual destacam o impacto sobre a cultura popular teve o acidente ocorrido há cem anos.

‘Titanic at 100: Myth and Memory’ (‘Titanic aos 100: Mito e Memória’, em tradução livre) é o título que o museu marítimo South Street Seaport de Nova York escolheu para lembrar através de elementos interativos, documentos originais e fotografias de época do navio o centenário do naufrágio.

O Titanic, com 2.224 pessoas a bordo, afundou em 15 de abril de 1912 após se chocar contra um iceberg no oceano Atlântico, pouco após iniciar sua viagem inaugural, saindo da cidade inglesa de Southampton rumo ao porto de Nova York.

A exposição nova-iorquina inclui também outros documentos, os chamados marconigramas, mensagens telegrafadas por rádio da noite em que ocorreu o acidente.

Nas salas do museu, podem ser vistos os planos originais do convés da primeira classe, assim como os pôsteres de vários filmes sobre o famoso navio, fotos de divulgação e trajes da época.

A sala do museu nova-iorquino em que está a exposição se situa em frente ao farol que em 1913 a cidade ergueu através das contribuições arrecadados por subscrição pública para lembrar as 1,5 mil vítimas da tragédia. EFE