Netanyahu convida Abbas para discursar no Parlamento de Israel

Primeiro-ministro israelense também disse que quer fazer o mesmo na Palestina

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, convidou o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, a fazer um pronunciamento no Knesset, o Parlamento israelense. Em contrapartida, o premiê disse que gostaria de discursar no Conselho Legislativo da Palestina. O convite foi feito nesta quinta-feira durante o pronunciamento de Netanyahu na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

Ainda é cedo para dizer se trata de uma real abertura do primeiro-ministro para retomar as negociações de paz no Oriente Médio, mas o fato é que suas palavras vão de encontro à imagem de “falcão” cultivada ao longo de sua vida.

Leia também
Com Netanyahu, Obama critica assentamentos
EUA prometem ajuda militar recorde a Israel na próxima década
Netanyahu e Obama protagonizam outra “DR” diplomática

“Estou pronto a negociar. A única coisa de que não abro mão é o direito à existência de um único Estado judeu”, declarou Netanyahu na ONU. Abbas ainda não respondeu ao convite, mas os palestinos se recusam a sentar à mesa com Israel enquanto o país mantiver sua política de assentamentos na Cisjordânia e em Jerusalém.

Em seu discurso na Assembleia Geral, realizado pouco antes do pronunciamento de Netanyahu, o líder da ANP lançou um apelo para a comunidade internacional se “empenhar mais do que nunca” pelo nascimento de um Estado palestino realmente independente. Ainda pediu para a ONU declarar 2017 como o ano internacional do fim da ocupação. “Mas, para uma verdadeira paz, Israel precisa abandonar a mentalidade da hegemonia, do expansionismo e da colonização”, disse.

(Com ANSA)

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s