Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Monge tibetano, de 18 anos, se imola no oeste da China

Pequim, 20 fev (EFE).- Um monge tibetano de 18 anos se imolou na Cidade de Aba (oeste da China), uma semana depois que outros dois religiosos budistas fizeram o mesmo na mesma região, informou nesta segunda-feira um grupo de apoio ao independentismo do Tibete.

Nangdrol (muitos tibetanos não têm sobrenome) se queimou nos arredores de seu mosteiro, após gritar palavras de ordem a favor da independência do Tibete e em apoio ao Dalai Lama, afirmou a organização International Campaign for Tibete, com sede em Washington.

Segundo o comunicado do grupo, a Polícia tentou reivindicar o corpo de Nangdrol após o fato, mas os monges e mais de mil pessoas que se concentraram no local se negaram a entregá-lo, uma situação que aconteceu em imolações anteriores.

Com Nangdrol já são cerca de 30 os monges tibetanos ou pessoas que em apoio deles se imolaram em 2011 e 2012, muitos deles em Aba, uma região limítrofe entre as regiões dominadas pela etnia tibetana e as habitadas pelos han, maioria étnica da China. EFE