Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Manifestação reúne 30 mil bascos a favor do referendo catalão

Passeata em apoio à consulta pública convocada pelo governo da Catalunha para o dia 1º de outubro foi realizada em Bilbao

Cerca de 30 mil pessoas participaram de manifestação em Bilbao neste sábado, 16, em apoio ao referendo separatista convocado pelo governo da Catalunha para o dia 1º de outubro e declarado ilegal pelo Tribunal Constitucional da Espanha.

A passeata terminou sem problemas em frente à Câmara Municipal de Bilbao, onde foi lido um comunicado de apoio à Catalunha, ao referendo e para “reivindicar uma democracia onde seja normal poder decidir”.

Em mensagem, a presidente do Parlamento da Catalunha, Carme Forcadell, agradeceu aos manifestantes.

A manifestação em apoio ao referendo catalão contou com a presença de dirigentes da coligação basca EH Bildu e do Partido Nacionalista Basco (PNV), que defenderam o “direito a decidir do povo catalão” e lamentaram a atitude do governo espanhol.

Na segunda-feira, 11, cerca de 1 milhão de catalães se reuniram no centro de Barcelona em apoio à independência da CatalunhaO chefe do governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, disse a jornalistas ainda na segunda-feira que a consulta popular será feita a qualquer preço. “Não é uma opção o referendo não ir adiante”, afirmou.

Pesquisas mostraram que o apoio à separação diminuiu nos últimos anos e que uma minoria quer um Estado separado, mas a maioria dos catalães quer ter a oportunidade de votar sobre a questão.

Com EFE