Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Julgamento de Jacques Chirac ocorrerá em setembro

Ex-presidente francês é acusado de corrupção em dois processos diferentes

O Tribunal Correcional de Paris decidiu em uma reunião nesta segunda-feira que o julgamento do ex-presidente francês Jacques Chirac, acusado de corrupção, será realizado entre 5 e 23 de setembro deste ano. Se for considerado culpado, Chirac pode ser condenado a até dez anos de prisão e a pagar uma multa de 150.000 euros.

Inicialmente previsto para março, o processo foi suspenso no dia seguinte à abertura, depois que os advogados de defesa apresentaram recurso. Em 20 de maio, porém, a Corte Suprema da França rejeitou a apelação, que se sustentava na prescrição dos crimes, ao considerar que a questão colocada pelos acusados não era “nova” nem apresentava “um caráter sério”.

Processos – Chirac é acusado de corrupção em dois processos diferentes. O primeiro se refere a 21 empregos fictícios para pessoas que foram contratadas e pagas pela Prefeitura de Paris entre 1992 e 1995, mas que não trabalharam para o município. O segundo, investigado pelo Tribunal de Nanterre, nos arredores da capital, diz respeito a outros sete empregos também remunerados pelos cofres municipais de Paris, para pessoas que, segundo a acusação, ocupavam diversos cargos no partido do ex-presidente.

(Com agência EFE)