Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Inundações no sul da Austrália deixam 1 morto

Sydney (Austrália), 4 mar (EFE).- Uma pessoa morreu e milhares tiveram que ser evacuadas pelas autoridades australianas, que neste domingo deram novas ordens de transferência de outras centenas de afetados para lugares mais seguros devido às inundações que afetam o sul do país.

A Polícia recuperou o corpo de um homem de 43 anos que desapareceu na tarde do sábado depois que o carro no qual viajava junto a outras duas pessoas ficou preso no meio de uma correnteza no estado de Nova Gales do Sul.

O homem foi arrastado pela correnteza quando tentava deixar o veículo, enquanto seus dois acompanhantes conseguiram se refugiar em uma árvore onde foram resgatados mais tarde.

O Serviço de Emergência informou que 70% de Nova Gales do Sul está afetado pelas inundações que obrigaram cerca de 3.000 pessoas a abandonar seus lares e a dar novas ordens de evacuação em várias povoações do interior.

Mais ao sul, no estado de Victoria, o Exército australiano ajudou a evacuar pacientes e anciãos do hospital da localidade de Numurkah, que ficou inundado após a alta do rio Broken Creek.

Vários dias de chuvas intensas provocaram o transbordamento de rios e levou vários açudes ao limite de sua capacidade.

A represa de Jindabyne começou a liberar água depois que a água alcançou o limite de sua capacidade pela primeira vez em 14 anos.

A principal estrada entre Sydney e o oeste de Nova Gales do Sul, assim como várias pontes continuam fechadas por causa do transbordamento do rio Macquarie. EFE