Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Incêndio em submarino nuclear russo está controlado

Segundo autoridades, nível de radioatividade é normal e não representa ameaça

As autoridades russas anunciaram nesta sexta-feira que o incêndio no submarino nuclear K-84 Ekaterimburgo está controlado e que nenhum vazamento radioativo foi detectado, mas parte da tripulação permanece a bordo do navio. Segundo o Ministério das Situações de Emergência, o nível de radioatividade ao redor do submarino nuclear, que está em reparo na cidade de Rosliakovo, é normal e não representa uma ameaça para a população.

“Uma parte da tripulação está a bordo do submarino e controla permanentemente os parâmetros de temperaturas e de dióxido de carbono”, afirmou um porta-voz do Ministério da Defesa. “Os parâmetros estão dentro de uma série de flutuação de radiação natural. Não há ameaças à população”, afirma o comunicado do Ministério das Situações de Emergência.

De acordo com o representante da procuradoria militar da região de Murmansk (noroeste da Rússia), Alexander Grigoriev, sete pessoas foram hospitalizadas, mas o estado de saúde dos feridos não provoca preocupação. Não havia armas atômicas a bordo do submarino nuclear estratégico de 11.740 toneladas, um dos mais potentes da Marinha russa e que estava passando por reparos em um dique seco. A embarcação pode transportar até 16 mísseis balísticos intercontinentais. O Ekateriumburgo integra a frota russa do Norte e entrou em serviço em 30 de dezembro de 1985, ainda no período da União Soviética.

(Com agência France-Presse)