Hillary vence no primeiro local a concluir a votação

A comunidade de Dixville Notch, em New Hampshire, tem apenas oito eleitores

Dixville Notch, uma pequena localidade com apenas oito eleitores registrados em New Hampshire, no noroeste dos Estados Unidos, elegeu a candidata democrata, Hillary Clinton, à Presidência. A minúscula comunidade — que não tem o status de cidade — estava autorizada a abrir as urnas nas primeiras horas desta terça-feira, antes da maioria dos centros de votação pelo país.

Hillary recebeu quatro votos, enquanto o republicano Donald Trump ficou com dois. O liberal Gary Johnson ficou com um voto, assim como, surpreendentemente, Mitt Romney. Nos Estados Unidos, os eleitores podem escrever nas cédulas de votação o nome de outros candidatos de sua escolha, além dos inscritos oficialmente na corrida presidencial. Esse método é conhecido como “write-in”. 

Como era prevista, a disputa em Hart’s Location, o único dos três locais que já concluíram a votação com título de município, esteve apertada: Hillary Clinton conseguiu a vitória com dezessete votos, contra catorze de Trump e os três conseguidos por Johnson, um ex-governador republicano que aspira à Presidência como candidato do Partido Libertário.

Leia também
Com país dividido, EUA escolhem hoje o novo presidente
Quais são, afinal, as chances de Trump vencer as eleições?
Conheça os escândalos que Hillary e Trump querem esconder

Além disso, o rival de Hillary nas primárias, o senador Bernie Sanders, e o oponente do republicano, John Kasich, conseguiram dois e um voto, respectivamente, graças ao método “write-in”. Já em Millsfield, o ganhador foi Donald Trump, com dezesseis votos contra quatro conquistados por Hillary e um por Sanders.

A lei de New Hampshire permite que a votação seja encerrada e os votos sejam contados antes da média nacional em cidades com menos de 100 habitantes, desde que todos já tenham votado. Há décadas, esses três municípios competem por qual vota primeiro e a maioria dos eleitores vai às urnas nas primeiras horas do dia.

Especiais
Conheça as principais propostas dos candidatos
Videográfico explica o complexo processo eleitoral americano

(Com agências ANSA e EFE)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Edmar Damasceno

    New Hampshire fica no NORDESTE, e não Noroeste

    Curtir

  2. A que ponto chegou a VEJA, primeiro o “jornalista” erra grosseiramente dizendo que New Hampshire fica no noroeste. Em segundo lugar, veja que reportagem mais ordinária: Hillary vence no primeiro colégio eleitoral a concluir a votação… um colégio com 8 votantes! Qualquer um poderia vencer num colégio com 8 votantes, até minha mãe. Ninguém merece… não temos mais um jornal, TV ou portal que preste! O povo brasileiro não é mais trouxa, ou vocês passam a fazer reportagens decentes ou irão à falência!

    Curtir

  3. Por que a reportagem não deu destaque para a vitória de Trump por 16 a 5?

    Curtir

  4. Nathan Khornnes

    A Sra. Edmar Damasceno esta’ correta. New Hampshire fica situado no NORDESTE Americano. “Veja” precisa atualizar seus repórteres sobre Geografia, tambe’m.

    Curtir