Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

García-Margallo: imagem da Espanha está além da situação econômica

Rio de Janeiro, 18 mai (EFE).- O ministro espanhol das Relações Exteriores, José Manuel García-Margallo, disse nesta sexta-feira em discurso no Rio de Janeiro que o valor da ‘marca Espanha’ está acima da crise econômica.

García-Margallo, em seu terceiro e último dia de visita ao Brasil, afirmou que a imagem da Espanha é o resultado de ‘todos os valores’ que evidenciam ‘a realidade do país’.

‘Nossa imagem, atualmente, sobretudo no campo econômico, está muito mais deteriorada do que deveria, mas nossa imagem não corresponde somente a estes valores’, afirmou o ministro em discurso na sede do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro.

Segundo o ministro, a ‘marca Espanha’ também compreende valores como a monarquia, o trabalho humanitário das Forças Armadas e as ações dos voluntários no exterior, que muitas vezes são realizadas em ‘situações e lugares muito complicados’.

García-Margallo lembrou que quatro voluntários espanhóis foram sequestrados recentemente em outros países: Blanca Thiebaut e Montserrat Serra, no Quênia, e Ainhoa Fernández de Rincón e Enric Gonyalons, na Argélia.

Além disso, o chanceler ressaltou a importância do Instituto Cervantes como representante da Espanha no setor cultural e destacou o trabalho de artistas, chefs e atletas que divulgam o país.

García-Margallo também citou o trabalho que as empresas espanholas exercem ‘não só no campo econômico’, mas também na educação e conservação da natureza.

García-Margallo, que iniciou sua visita na quarta-feira passada em Brasília, onde se reuniu com o chanceler brasileiro, Antonio Patriota, encontrou-se ontem em São Paulo com empresários espanhóis e hoje no Rio com representantes do setor de energia do país europeu.

O ministro encerrará suas atividades num almoço com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e com o prefeito da cidade, Eduardo Paes. EFE