Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Frankfurt evacua mais de 60 mil para detonar bomba da II Guerra

Essa é a maior operação já feita na história por causa de explosivos de guerra. Se ativado, artefato poderia destruir um quarteirão inteiro da cidade

A polícia da Alemanha está evacuando uma parte da cidade de Frankfurt após uma bomba da Segunda Guerra Mundial ter sido encontrada durante as escavações de uma construção. Esta é a maior evacuação já feita por causa de explosivos desde a guerra.

Mais de 60 mil residentes estão sendo retirados de uma parte nobre da cidade — onde fica, inclusive, a sede do Bundesbank — para que as autoridades se preparem para retirar a bomba, processo que deve ser feito neste domingo. A bomba foi encontrada numa construção perto da universidade de Goethe, no início da semana.

O chefe do departamento de incêndio de Frankfurt, Reinhard Ries , disse na sexta-feira que as autoridades acreditam que se trata de uma bomba HC 4000, o tipo de explosivo usado pela força aérea britânica na região durante a guerra — elas também são conhecidas como bombas “blockbuster”.

Diante da enorme quantidade de bombas que foram enviadas para a Alemanha durante a guerra contra o regime nazista de Adolf Hitler, a descoberta de munições ainda não detonadas não é algo fora do normal. Entretanto, o tamanho desta bomba deixou autoridades preocupadas. Caso ela seja ativada, isso poderia destruir um quarteirão inteiro da cidade e danificar uma área muito maior.

“Essa bomba tem mais de 1,4 toneladas de explosivos”, disse Ries. “Não são apenas os fragmentos que representam problema, mas toda a pressão que ela libera e que pode derrubar prédios em um raio de 100 metros.”

(Com Estadão Conteúdo)