Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Filho de opositor iraniano é preso em sua casa

O pai dele, Mehdi Karroubi, é um dos responsáveis pela convocação das manifestações da semana passada no Irã

A polícia iraniana deteve o filho mais velho do opositor reformista Mehdi Karroubi, ex-presidente do Parlamento. Agentes dos serviços secretos e do aparelho de segurança do regime iraniano invadiram o domicílio de Ali Karroubi nesta segunda-feira à noite e o levaram à força para um local ainda desconhecido.

Os agentes revistaram o apartamento de Ali Karroubi, trancaram sua esposa em um quarto e apreenderam livros e documentos. Portais opositores condenaram a ação, garantindo que Ali Karroubi não estava envolvido em ações políticas e alegando que sua detenção é uma estratégia para pressionar seu pai.

Mehdi Karroubi, um dos dois candidatos que denunciaram fraude maciça nas eleições presidenciais de 2009 nas quais foi reeleito o presidente Mahmoud Ahmadinejad, está há duas semanas confinado e incomunicável em seu domicílio. A prisão aconteceu depois que ele pediu a seus seguidores a retomada dos protestos de rua em 14 de fevereiro, em uma manifestação a favor das revoltas no norte da África que foi reprimida violentamente.

À convocação, que se repetiu no domingo, uniu-se o outro candidato derrotado, Mir Hussein Mousavi, quem também está detido e incomunicável em sua casa. O regime acusa os dois de traição e conspiração com forças estrangeiras para derrubar o regime.

(Com agência EFE)