Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Egito suspenderá toque de recolher a partir de 15 de junho

Os intuitos da medida são facilitar a movimentação e impulsionar a economia

O Conselho Supremo das Forças Armadas do Egito decidiu suspender no próximo dia 15 o toque de recolher, imposto desde 28 de janeiro deste ano, anunciou a imprensa local nesta terça-feira. Segundo o diário estatal Al-Ahram, a junta militar que dirige o país explicou que o toque de recolher, que proíbe que as pessoas fiquem nas ruas de madrugada, entre 2 e 5 horas, será levantado com o objetivo de facilitar a movimentação dos cidadãos.

Outro intuito da medida é impulsionar a produção e a economia do país, segundo indicou o periódico independente Al Masry al Yom. O horário do toque de recolher foi atualizado pelas Forças Armadas de forma constante em função da situação da segurança nas ruas.

O toque de recolher foi imposto pela primeira vez em 28 de janeiro, apenas três dias depois do início da revolução. A princípio, ela vetava a saída às ruas das 18 às 7 horas. Nesse dia, o então presidente egípcio, Hosni Mubarak decretou a medida e solicitou que o Exército saísse às ruas para que ajudasse a polícia a manter a ordem. O Exército, porém, se recusou a reprimir o povo, e o ditador se viu o brigado a renunciar em 11 de fevereiro.

(Com agência EFE)