Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dono de padaria na Argentina sofreu 190 roubos em 20 anos

Buenos Aires, 18 mai (EFE).- Um espanhol emigrado à Argentina em 1961 e proprietário de uma padaria na cidade de San Fernando, na província de Buenos Aires, tem a triste lembrança de ter sofrido 190 roubos em seu estabelecimento, denominado paradoxalmente de ‘O Paraíso’.

No entanto, os ladrões não conseguiram acabar com a vontade de trabalhar deste padeiro natural da Galícia (noroeste da Espanha), que nem sequer pensou em mudar o nome de seu negócio para torná-lo menos atrativo para os ladrões.

‘Nós vamos seguir a trabalhando’, disse Antonio Vaz, de 62 anos, em declarações publicadas nesta sexta-feira no site do jornal ‘Clarín’. A padaria está situada no local há 20 anos.

O último roubo, registrado em abril, o segundo no ano, foi cometido por dois ladrões em apenas 50 segundos, o tempo suficiente para levar todo o dinheiro da caixa registradora.

Enquanto ocorria o assalto, dois policiais faziam compras em um local da mesma quadra e havia um veículo policial estacionado, destacou Vaz.

‘Entre quatro ou cinco vezes por dia, carros da Delegacia de San Fernando, na periferia de Buenos Aires, realizam patrulhas pela área. A partir de uma ordem do comissário, cada oficial deve assinar um caderno quando passa pelo local para deixar registrada a vigilância feita no bairro’, contou o padeiro.

Os roubos induziram Vaz a instalar câmaras de segurança no comércio, o que permitiu filmar os ladrões no último assalto e levar o material à justiça, que investiga os fatos.

Nos últimos anos, várias organizações civis e familiares de vítimas de crimes realizaram diversas manifestações para reivindicar a segurança e políticas governamentais contra esses delitos. EFE