Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Diretor-geral da AIEA viajará na segunda-feira ao Irã

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o japonês Yukyia Amano, realizará no domingo e na segunda-feira uma visita ao Irã, junto com o chefe de inspetores da Agência, o belga Herman Nackaerts, para discutir o controverso programa nuclear do Irã, anunciou a AIEA nesta sexta-feira em um comunicado.

Amano sairá no domingo de Viena, sede da AIEA, para se reunir na segunda-feira com o chefe de negociadores do Irã, Said Jalili. Com isso, a reunião prevista para segunda-feira na capital austríaca entre a AIEA e a delegação iraniana foi anulada, disse à AFP uma porta-voz da Agência.

A viagem servirá para “discutir temas de interesse comum com representantes iranianos de alto escalão”, indicou a agência.

Amano estará acompanhado do número dois da AIEA, o argentino Rafael Mariano Grossi, disse a mesma fonte.

A AIEA e a delegação iraniana em Viena realizaram dois dias de negociações, em 14 e 15 de maio, consideradas positivas.

“Tivemos discussões frutíferas em um clima muito favorável”, havia declarado no dia 15 de maio o embaixador iraniano na AIEA, Ali Asghar Soltanieh, em um encontro com a imprensa.

Este encontro é considerado por muitos especialistas uma prova das intenções do Irã antes da reunião que será realizada em Bagdá com o Grupo 5+1 (Estados Unidos, China, Rússia, França, Grã-Bretanha e Alemanha) no dia 23 de maio.

Países ocidentais e Israel suspeitam que o Irã tente fabricar a arma atômica sob o pretexto de um programa civil, apesar de Teerã negar.