Destróier americano que colidiu com cargueiro não tentou desviar

Colisão entre o contratorpedeiro 'USS Filzgerald' e um navio mercante filipino deixou sete mortos

O USS Fitzgerald, navio de guerra dos Estados Unidos que bateu em um navio cargueiro em águas japonesas há dez dias, não respondeu a sinais de alerta nem adotou ações evasivas antes de uma colisão que matou sete marinheiros americanos, de acordo com um relato do incidente feito pelo comandante do cargueiro.

Investigações nos Estados Unidos e no Japão estão em andamento para determinar como o destróier de mísseis teleguiados americano e o cargueiro filipino ACX Crystal, muito maior, se chocaram ao sul da Baía de Tóquio, com tempo bom.

No primeiro relato detalhado de um dos envolvidos diretamente no acidente, o capitão do cargueiro, Ronald Advincula, disse que o ACX Crystal sinalizou piscando as luzes depois que o Fitzgerald adotou “subitamente” uma rota que cruzaria seu caminho.

O cargueiro virou com força para a direita para evitar o navio de guerra, mas atingiu o Fitzgerald à 1h40 do dia 17 (hora local), de acordo com uma cópia do relato do capitão à proprietária japonesa da embarcação, Dainichi Investment Corporation, informou a agência Reuters.

A colisão abriu uma fenda abaixo da linha de flutuação do Fitzgerald e matou sete marinheiros, a maior perda de vidas em uma embarcação da Marinha americana desde o ataque terrorista contra o USS Cole no porto de Áden, no Iêmen, em 2000. Os mortos estavam em seus beliches, e o comandante do Fitzgerald foi ferido em sua cabine, o que leva a crer que nenhum alerta de colisão iminente foi emitido. Um porta-voz da Sétima Frota da Marinha dos EUA em Yokosuka, o porto de origem do Fitzgerald, disse não poder comentar uma investigação em curso.

(Com Reuters)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Acho que era a dilma ou o lula que estava no comando da desastrada embarcação.

    Curtir

  2. Waltercy Santos Jr

    O CONTRA-TORPEDEIRO CEGO
    O incrível é imaginar que uma embarcação com tanta tecnologia de última geração, com tripulação altamente treinada e com um arsenal estupendo, não consiga “enxergar” um moroso monstro do tamanho de um cargueiro. E se fosse um torpedo???

    Curtir

  3. Luiz Trajano

    simplesmente PATETICO. Sete vidas perdidas porque alguns idiotas não prestavam atenção ao trabalho.

    Curtir

  4. Paulo Bandarra

    Se o cargueiro não tivesse feito a manobra para desviar teria posto a pique o destróier.

    Curtir

  5. Nathan Khornnes

    Não duvidemos que o planeta Terra é comandado pelos Estados Unidos da América. Sempre temos que nos sujeitar a pedir bênção ao Tio Sam, senão pau come.

    Curtir

  6. Sergio Bertoni

    Quero ver convencer um americano que ele está na rota errada. É mais fácil ensinar um jumento tocar violão.

    Curtir

  7. e ainda tem gente que acredita que os estados unidos tem tecnologia de ponta superior a russa… senão conseguem ver um cargueiro, imagine um submarino russo que é tido como um dos mais silenciosos no mundo. rsss

    Curtir