Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Japonês ganha Nobel da medicina por trabalho sobre células

"Suas descobertas abriram o caminho do entendimento para muitos processos fisiológicos, como a adaptação à fome ou respostas para infecção", diz comunicado

O japonês Yoshinori Ohsumi ganhou o prêmio Nobel de 2016 da medicina e fisiologia por sua descoberta de como as células se degradam e reciclam seu próprio conteúdo, o que pôde levar a um melhor entendimento sobre doenças como câncer, Parkinson e diabetes tipo 2.

“As descobertas de Ohsumi levaram a um novo paradigma em nosso entendimento de como a célula recicla seu conteúdo”, disse a Assembleia do Nobel do Instituto Karolinska, da Suécia, em um comunicado ao anunciar o ganhador do prêmio de 8 milhões de coroas suecas (933.000 dólares ou mais de 3,5 milhões de reais).

Leia também
Está difícil pagar o plano de saúde? Conheça boas opções
‘Viagra natural’ vira febre entre homens americanos
Conheça a nova lista de remédios isentos de prescrição no país

“Suas descobertas abriram o caminho do entendimento para muitos processos fisiológicos, como a adaptação à fome ou respostas para infecção”, acrescentou o comunicado.

O trabalho de Ohsumo sobre a degradação das células, um campo conhecido como autofagia, é importante porque pode ajudar a compreender o que acontece de errado em uma série de doenças. Ohsumi, nascido em 1945 em Fukuoka, no Japão, é professor do Instituto de Tecnologia de Tóquio desde 2009. “Estou extremamente honrado”, disse o cientista à agência de notícias Kyodo.

O Nobel de medicina ou fisiologia é sempre o primeiro a ser anunciado a cada ano. Prêmios para conquistas nas áreas de ciências, literatura e paz foram concedidos pela primeira vez em 1901, seguindo os desejos do testamento do inventor da dinamite, o empresário Alfred Nobel.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Napoleao Gomes

    Existe vida científica FORA do Brasil!!!!

    Curtir

  2. Poderia ser um jogador de futebol, um pseudo artista de novela ou um pseudo jornalista.
    Não! Resolveu impulsionar o conhecimento humano.
    Eh mais um prêmio de consolo. Toma aqui seu trouxa a indústria vai lucrar bilhões com suas ideias. 
    Obrigado por nada.

    Curtir