Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chefe do Pentágono telefona para o número um egípcio

O secretário americano da Defesa, Leon Panetta, expressou nesta sexta-feira “profunda preocupação” com as perseguições a organizações não governamentais no Cairo, em telefonema ao número um egípcio Hussein Tantawi, informou o Pentágono.

Em comunicado, o porta-voz do ministério, George Little, precisou que Panetta também se mostrou satisfeito “com a pronta decisão” do marechal Tantawi, chefe de Estado de fato desde a demissão de Hosni Moubarak, de pôr fim a essas ações e facilitar as atividades dessas ONGs no Egito.

A justiça e a polícia do Egito revistaram na quinta-feira os escritórios no Cairo de 17 ONGs locais e estrangeiras, como parte de uma investigação sobre denúncias que acusam as organizações de receber apoio estrangeiro.

Uma das ONGs americanas em questão é o National Democratic Institute (NDI), explicou Heba Morayef, representante no Egito da Human Rights Watch (HRW)e a outra é o International Republican Institute (IRI).

Também foram objeto de revistas o Centro Árabe pela Independência e Justiça, e a Organização Egípcia para o Orçamento e os Direitos Humanos.