Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chávez na festa revolucionária de Cuba: ‘Viveremos e venceremos’

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que segue tratamento de quimioterapia contra o câncer, saudou nesta terça-feira com um “viveremos e venceremos” a maior festa da revolução cubana, em mensagem lida em um ato encabeçado por Raúl Castro.

“Nós, Raúl, também viemos de transformar reveses em vitória. Até a vitória sempre, viveremos e venceremos”, disse Chávez, em sua mensagem por ocasião da comemoração do 58o. aniversário do fracassado assalto ao Quartel Moncada, primeira rebelião que resultou no triunfo da revolução em 1o. de janeiro de 1959.

Moncada, que, segundo ele, “foi um assalto ao futuro, nos ensinou a transformar os reveses em vitórias”, acrescentou.

Chávez também enviou “um forte abraço” ao líder cubano Fidel Castro, de 84 anos, “neste dia de glória e comemoração para a ilha”.

Cuba comemora nesta terça-feira o 58º aniversário da revolta armada que marcou o início da revolução, preocupada com a doença de seu importante aliado, Hugo Chávez, o que complica o andamento das reformas políticas e econômicas organizadas por Raúl Castro.

Milhares de cubanos se preparam para fazer parte do ato de comemoração na praça de Ciego de Avila, 450 km a leste de Havana.

A comemoração será realizada às vésperas do octogenário Raúl Castro completar, no domingo, cinco anos à frente do poder, depois de substituir o irmão Fidel, que sofreu um problema de saúde exatamente no dia da comemoração, 26 de julho de 2006.