Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chávez anuncia que Abbas visitará Venezuela nesta terça-feira

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou que o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, chegará a Caracas nesta terça-feira, após visitar a Colômbia, como parte de um giro em busca de apoio para o reconhecimento na ONU de um Estado Palestino.

“O presidente palestino pediu para vir a Caracas e imediatamente eu disse que sim”, anunciou Chávez por telefone ao canal estatal VTV.

Abbas, que nesta terça-feira se reunirá com o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, iniciou na sexta-feira um giro pela América Latina como parte de sua ofensiva diplomática internacional para promover o reconhecimento da Palestina na ONU, uma iniciativa atualmente em discussão no Conselho de Segurança.

A Colômbia, que, ao contrário de todos os países sul-americanos, indicou que não é a favor da adesão de um Estado da Palestina na ONU sem negociações prévias de paz com Israel, é membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU e detém um voto chave para os palestinos, que precisam conseguir ao menos nove votos favoráveis e nenhum veto no Conselho.

O giro de Abbas também incluiu a República Dominicana e El Salvador.