Câmara dos Comuns dá novo sinal verde ao casamento gay

Legislação ainda será analisada pela Câmara dos Lordes a partir de quarta-feira

A Câmara dos Comuns da Grã-Bretanha deu novo sinal verde ao casamento gay nesta terça, e a legislação será analisada pela Câmara dos Lordes a partir de quarta-feira. Impulsionado pelo premiê David Cameron, o projeto de lei superou a terceira e última leitura na casa, com o apoio de trabalhistas e liberal-democratas, por 366 votos a favor e 161 contra, com a oposição de parte dos deputados “tories”. A Câmara dos Comuns já havia aprovado a proposta em segunda leitura por uma maioria de 400 votos a favor e 175 contra.

Se aprovada nos próximos trâmites parlamentares, a legislação permitirá aos casais homossexuais se unirem em casamento civil na Inglaterra e no País de Gales (Escócia e Irlanda do Norte têm as competências transferidas nessa matéria) e dará opção às organizações religiosas a não celebrar bodas entre pessoas do mesmo sexo a não ser que peçam uma permissão específica para isso. A lei deve entrar em vigor em 2014.

A tramitação da lei provocou novas tensões no Partido Conservador, que na última semana já viveu uma rebelião interna devido à política de Cameron em relação à União Europeia. Na ocasião, mais de 100 deputados votaram contra o programa do governo de Cameron para o próximo curso parlamentar, no qual não era feita referência à consulta sobre a pertinência da Grã-Bretanha na UE, a qual o primeiro-ministro se comprometeu a fazer até 2017.

(Com agência EFE)