Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Acordo nuclear com o Irã será implementado nos próximos dias, diz Kerry

Segundo o secretário de Estado americano, Teerã dá indícios de que vai renunciar aos planos de construir uma bomba nuclear

O secretário de Estado americano, John Kerry, disse nesta quinta-feira que a implementação do acordo nuclear com o Irã pode ocorrer “em poucos dias”. Segundo ele, Teerã está no caminho para cumprir seu compromisso de renunciar à construção de uma bomba nuclear.

A jornalistas, Kerry relatou a sua conversa com o ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, que teria prometido que o Irã cumprirá seu compromisso. O secretário americano ainda assinalou que os Estados Unidos estão prontos para suspender suas sanções relacionadas ao programa nuclear de Teerã.

Leia também:

Irã cumpriu parte importante do acordo nuclear, diz Kerry

Irã e potências mundiais fecham acordo nuclear

Acordo nuclear é vitória pessoal para John Kerry

Recentemente, Kerry celebrou o fato e o Irã ter enviado à Rússia 10 toneladas de urânio enriquecido, um dos principais pontos do acordo concluído em Viena, no dia 14 de julho, entre Teerã e as grandes potências mundiais (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha). A implementação do acordo fica dependendo, a partir de agora, de que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) dê sinal verde, após verificar que o Irã cumpriu sua parte no trato.

Acordo – Desde o anúncio do acordo, acredita-se que são boas as chances de Teerã de fato respeitá-lo, justamente porque seus termos finais lhes são benéficos: cobraram-se poucas concessões em troca da suspensão de duras sanções contra e economia do país. O risco é de que um Irã recapitalizado possa insuflar ainda mais os conflitos regionais.

(Com AFP)