Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vasco pode perder Dedé e Rômulo na janela de transferências

A diretoria do Vasco evita falar abertamente, mas sabe que a abertura da janela de transferências internacionais, que acontece em 20 de junho, pode ser muito cruel para o clube, mergulhado em diversos problemas financeiros. Isso porque dois dos destaques do elenco, o zagueiro Dedé e o volante Rômulo, ambos valorizados por convocações para a Seleção Brasileira, deverão receber boas propostas para sair de São Januário.

A situação de Dedé é a que parece mais encaminhada, mesmo sem existir proposta oficial até o momento. Isso porque ao longo desta semana o Milan deverá anunciar a negociação do zagueiro Thiago Silva com o Paris Saint-Germain. Dirigentes do clube italiano já se encontram na capital francesa para acertar os últimos detalhes da transação, que deverá ser uma das mais caras deste meio de ano no Velho Continente. Batido o martelo, os milaneses começam a procurar um substituto para o Monstro e o nome que interessa é o de Dedé.

O Milan tem em Dedé um sonho antigo e já vinha preparando uma proposta para mostrar ao Vasco antes mesmo de negociar Thiago Silva. Porém, o dinheiro que o Paris Saint-Germain vai injetar no clube italiano o deixará ainda mais preparado para apresentar algo irrecusável ao jogador e aos vascaínos. O presidente Roberto Dinamite pensava em esperar as Olimpíadas de Londres para negociar o jogador, já que Dedé está cotado para uma convocação, o que o deixaria ainda mais valorizado. Porém, o assédio milanês pode vir antes disso e ser fatal.

Ciente de que o nome de Dedé é especulado em vários grandes clubes do futebol europeu, Roberto Dinamite tem evitado trabalhar com especulações.

‘Nós ainda não recebemos nenhuma proposta concreta pelo jogador e por isso está tudo no terreno das especulações. Se o Milan ou qualquer outro clube da Europa quiser mesmo contar com o futebol do Dedé vai acabar vindo ao Brasil para negociar com a gente, isso é fato. Mas fica complicado falar em algo que não aconteceu. O pensamento de todos aqui está no Campeonato Brasileiro’, declarou o mandatário.

Já por Rômulo o Vasco ainda não recebeu nenhuma indicação concreta de que propostas virão. Porém, o ‘Corriere Dello Sport’, um dos principais jornais italianos, publicou uma matéria na segunda-feira de página inteira analisando o jogador, que é muito elogiado por sua participação nos amistosos da Seleção Brasileira. Ele, inclusive, marcou o primeiro gol do Brasil na derrota de 4 a 3 para a Argentina, no sábado passado. Napoli, Fiorentina e Internazionale seria os clubes interessados em tirar Rômulo da Colina no meio do ano.

Caso as propostas concretas cheguem ao Vasco por Dedé e por Rômulo será muito complicado o clube carioca recusar e conseguir manter os atletas. Passando por sérias dificuldades, o Cruz-maltino vem encontrando sérios problemas para conseguir cumprir compromissos banais, como manter em dia a folha de pagamento dos funcionários e do departamento de futebol.

Enquanto não chegam propostas oficiais os jogadores seguem trabalhando em São Januário. Após a segunda-feira de folga o elenco se reapresentou pela manhã. Os titulares realizaram trabalho na academia e depois foram prestigiar a um jogo-treino dos reservas, reforçados por Dedé, contra o Duque de Caxias, que disputa o Campeonato Carioca e se prepara para a Série C do Campeonato Brasileiro. O treino terminou 0 a 0.

Líder do Campeonato Brasileiro com 12 pontos e cem por cento de aproveitamento, o Vasco volta a campo no próximo domingo, às 16 horas (de Brasília), quando visita o Palmeiras na Arena Barueri, em Barueri (SP), pela quinta rodada da competição. Para este compromisso o Cruz-maltino terá o retorno de Rômulo, que estava servindo à Seleção Brasileira, mas pode ficar sem o lateral direito Fagner, que está com uma lesão no joelho direito, e o zagueiro Rodolfo, que se recupera de uma entorse no tornozelo esquerdo. Nesta quarta-feira o elenco vascaíno volta aos treinamentos na parte da manhã, no Cefan, onde começarão as atividades com bola previstas para esta semana.