Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Udinese tenta garantir vaga na Champions

Com a Juventus tendo conquistado o título por antecipação, a grande atração da última rodada do Campeonato Italiano, que será disputada toda neste domingo será a disputa pela última vaga do país na Liga dos Campeões da Europa. A Juve e também o Milan, que já é o vice-campeão, estão assegurados. Atualmente o posto pertence ao time da Udinese, na terceira colocação com 61 pontos. Para se classificar a equipe de Údine necessita de um simples triunfo, como visitante, diante do Catania, que cumpre tabela com 48 pontos.

Caso não consiga a vitória, a Udinese terá que torcer por tropeços de seus concorrentes diretos. A Lazio, na quarta posição com 59 pontos, faz confronto direto com a Internazionale, que tem um ponto a menos, no Estádio Olímpico, em Roma. O ganhador pode se classificar dependendo da combinação de resultados. O outro postulante à vaga é o Napoli, que tem 58 pontos e recebe no Estádio San Paolo, em Nápoles, o Siena, que também não aspira mais nada.

Apesar de levar vantagem no confronto direto, primeiro critério de desempate, em relação à Lazio, seu perseguidor mais direto, a Udinese trabalha com a hipótese sempre de uma vitória nesta última rodada.

‘Nós chegamos nesta última rodada dependendo das nossas próprias forças, o que considero ser o mais complicado em uma competição muito equilibrada como é o Campeonato Italiano. Não queremos perder a vaga na Liga dos Campeões logo neste momento. Por isso não estamos pensando nos resultados dos demais confrontos e focamos apenas em uma vitória diante do Catania’, disse Francesco Guidolin, técnico da Udinese.

Os três primeiros colocados do Campeonato Italiano estão na Liga dos Campeões, enquanto que o quarto e o quinto lugares credenciam para a Liga Europa. Outra atração na rodada envolve a luta contra o rebaixamento. O Lecce, que soma 36 pontos, fecha hoje a zona de queda, que conta com os já rebaixados Novara e Cesena. Para evitar a queda o Lecce precisa golear fora de casa o Chievo, que cumpre tabela, e torcer por uma derrota do Genoa, que tem três pontos a mais e recebe o Palermo, outro que não tem maiores aspirações na temporada. Assim, os dois times empatariam em número de pontos e no confronto direto, primeiro critério de desempate. A permanência na elite nacional será decidida então no saldo de gols, que hoje é favorável ao Genoa em seis tentos (-15 contra -21).

Campeã por antecipação a Juventus faz a festa do título diante de sua torcida, em Turim, contra a Atalanta, que cumpre tabela. Já o Milan se despede da temporada recebendo o já rebaixado Novara no Estádio Giuseppe Meazza, em Milão.

Confira todos os confrontos programados para este fim de semana, respeitando o horário de Brasília:

Domingo

15h45 Juventus x Atalanta

15h45 Fiorentina x Cagliari

15h45 Milan x Novara

15h45 Parma x Bologna

15h45 Cesena x Roma

15h45 Lazio x Internazionale

15h45 Chievo x Lecce

15h45 Genoa x Palermo

15h45 Napoli x Siena

15h45 Catania x Udinese