Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Suécia derruba invencibilidade da Holanda e garante vaga na Eurocopa

A Suécia conquistou uma vitória heróica nesta terça-feira. Contra a Holanda, em Solna (SUE), chegou a tomar a virada, mas voltou à frente com dois gols em dois minutos, venceu por 3 a 2 e assegurou a vaga na Eurocopa de 2012, na Ucrânia e na Polônia.

Com 18 pontos, descontando seis das goleadas sobre San Marino, lanterna do Grupo E, a Suécia garantiu-se como a melhor segunda colocada das Eliminatórias. A Holanda, líder da chave com 27, já estava garantida.

O resultado também quebrou uma marca impressionante. Desde a final da Copa do Mundo, em julho de 2010, a Holanda não havia perdido nenhum jogo. Foram 11 vitórias e três empates.

A Suécia abriu o placar aos 14 minutos em falta cobrada com perfeição por Kallstrom. Na sequência, Huntelaar aproveitou cruzamento de Pieters e empatou de cabeça. No segundo tempo, Kuyt pegou rebote do goleiro Isaksson e virou para a seleção holandesa.

Em dois minutos, porém, a Suécia voltou à frente. O zagueiro Mathijsen tocou a bola com a mão dentro da área. Pênalti. Larsson cobrou no canto direito de Michel Vorm e empatou. No lance seguinte, Elmander foi à linha de fundo e tocou para trás. Van Bommel tentou cortar de calcanhar, mas a bola sobrou para Toivonen. De primeira, ele fez o gol da vitória.