Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Scheidt e Prada conquistam o tricampeonato mundial na Star

Robert Scheidt e Bruno Prada sagraram-se tricampeões mundiais da classe Star, nesta sexta-feira, em Hyères, na França. A conquista inédita para a vela brasileira veio após uma incrível recuperação da dupla, que assumiu a liderança apenas neste último dia de competição, terminando dois pontos à frente dos ingleses Iain Percy e Andrew Simpson, que ficaram com a medalha de prata.

Depois da conquista em Cascais (Portugal) em 2007, e em Perth (Austrália) no ano passado, Scheidt e Prada ultrapassam Marcelo Ferreira, que foi na Star como proeiro de Torben Grael, em 1990, e do alemão Alexander Hagen, em 1997, e se tornam os primeiros brasileiros a chegar a três títulos mundiais da categoria considerada a mais importante da vela.

Os brasileiros terminaram a última regata da série na 39colocação, sua pior na competição, e precisavam de uma combinação de resultados improváveis para ficar com o título. Mas a sorte parecia estar ao lado da dupla, que viu os ingleses também ter uma regata ruim, terminando na 38colocação. Além disso, irlandeses e poloneses também tiveram um mau dia, terminando a regata em 14e 27respectivamente.

‘Na reunião de ontem à noite, decidimos que ficar em segundo ou terceiro lugar não interessava. Então, decidimos partir para a estratégia mais agressiva. A ideia foi ir para cima dos ingleses e torcer para os poloneses não ganharem e os irlandeses ficaram em terceiro. E deu certo’, comemora o proeiro Bruno Prada.

Além de Scheidt e Prada, só uma dupla na história, os italianos Agostino Straulino e Nicolo Rode conquistaram, sempre velejando juntos, três títulos mundiais (1952, 1953 e 1956). O norte-americano Lowell North é o recordista em conquistas, com cinco títulos (1945, 1957, 1959, 1960 e 1973), mas sempre com parceiros diferentes. Também norte-americano, Bill Buchan Jr. é tricampeão com parceiros diferentes (1961, 1970 e 1985).

Resultado final do Mundial após seis regatas e um descarte

1Robert Scheidt/Bruno Prada, Brasil, 30 pp (7+2+6+10+5++27)