Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rússia põe só 2 ‘estrangeiros’ em pré-lista da Eurocopa

Por AE

Moscou – O técnico Dick Advocaat priorizou jogadores que atuam na Rússia ao anunciar nesta sexta-feira a pré-lista de convocados para defender a seleção russa na Eurocopa. Dos 26 jogadores chamados pelo treinador, apenas dois atuam fora do país. Para a relação final, três atletas ainda serão cortados.

Os “estrangeiros” chamados por Advocaat foram o atacante Pavel Pogrebnyak, do Fulham (Inglaterra), e o meia Marat Izmailov, do Sporting (Portugal). A convocação do jogador da equipe de Lisboa, aliás, foi encarada como uma surpresa, já que ele não disputa uma partida pela seleção russa desde 2006.

A Rússia foi sorteada para o Grupo A da Eurocopa e vai enfrentar Grécia, República Checa e a Polônia, a partir do dia 8 de junho. A equipe vai iniciar os preparativos para o torneio em 20 de maio, com a disputa de três amistosos nos dias seguintes. A equipe vai receber o Uruguai, em Moscou em 25 de maio. Depois, vai enfrentar a Letônia e a Itália na Suíça nos dias 29 de maio e 1º de junho, respectivamente.

Advocaat vai deixar o comando da seleção russa após o torneio. O holandês, de 64 anos, foi contratado pelo PSV Eindhoven em um contrato de um ano para a próxima temporada. O treinador assumiu a equipe após Guus Hiddink fracassar na tentativa de classificar a Rússia para a Copa do Mundo de 2010.

A Rússia nunca ganhou um torneio internacional como um estado independente. A União Soviética equipe, liderada pelo lendário goleiro Lev Yashin, faturou o título da Eurocopa em 1960.

Confira a lista de convocados da seleção russa:

Goleiros: Igor Akinfeev (CSKA Moscou), Vyacheslav Malafeev (Zenit) e Anton Shunin (Dynamo Moscou).

Defensores: Aleksander Anyukov (Zenit), Alexey Berezutsky (CSKA Moscou), Vasily Berezutsky (CSKA Moscou), Vladimir Granat (Dynamo Moscou), Sergey Ignashevich (CSKA Moscou), Dmitry Kombarov (Spartak Moscou), Roman Sharanov (Rubin Kazan), Roman Shishkin (Lokomotiv Moscou) e Yury Zhirkov (Anzhi Makhachkala).

Meio-campistas: Igor Denisov (Zenit), Denis Glushakov (Lokomotiv Moscou), Magomed Ozdoyev (Lokomotiv Moscou), Marat Izmailov (Sporting/Portugal), Igor Semshov (Dynamo Moscou), Roman Shirokov (Zenit) e Konstantin Zyrianov (Zenit).

Atacantes: Andrey Arshavin (Zenit), Alan Dzagoev (CSKA Moscou), Artem Dzyuba (Spartak Moscou), Aleksander Kerzhakov (Zenit), Aleksander Kokorin (Dynamo Moscou), Roman Pavlyuchenko (Lokomotiv Moscou) e Pavel Pogrebnyak (Fulham/Inglaterra).