Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Primeira mulher a integrar o Comitê Executivo da Fifa toma posse

Budapeste, 25 mai (EFE).- Primeira mulher a integrar o Comitê Executivo da Fifa, Lydia Nsekera, presidente da Associação de Futebol do Burundi, tomou posse do seu novo cargo nesta sexta-feira e admitiu ter sido pega de surpresa com a nomeação.

Em uma entrevista coletiva, Nsekera lamentou que mesmo o futebol estando cada vez mais aberto a participação das mulheres, poucas estão envolvidas em todos os níveis do esporte. ‘Precisamos de mais mulheres em postos de decisão’.

A presidente da Federação do Burundi, que ocupa o cargo desde 2004, exaltou as grandes reformas que fez na entidade africana garantindo que pode ajudar com sua experiência ao Comitê.

A escolha de uma mulher para o Comitê Executivo foi proposta pelo presidente da organização, Joseph Blatter, no congresso realizado no ano passado em Zurique , na Suiça. A partir de 2013, com os novos estatutos da entidade, representantes femininas poderão ser votadas na eleição para o órgão.

Nsekera comentou sobre o uso do ‘hiyab’ – lenço que usam as mulheres muçulmanas para ocultar o cabelo – dizendo que os aspectos religiosos devem ser levados em conta pelo futebol. A dirigente afirmou que o mais importante é assegurar a segurança das jogadoras.

O uso da peça gerou discussões internacionais em fevereiro, até que o conselheiro especial das Nações Unidas para o Esporte, o alemão Wilfrid Lemke, pediu a Fifa que autorizasse seu uso. EFE