Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Na despedida de Guardiola, Barça atropela Bilbao e vence Copa do Rei

No jogo que marcou a despedida da vitoriosa passagem do técnico Pep Guardiola no comando do Barcelona, Messi, Xavi, Iniesta e companhia venceram o Athletic Bilbao por 3 a 0 e se sagraram campeões da Copa do Rei. Foi o 14título do Barça dos 17 disputados nos últimos quatro anos, período em que a equipe foi dirigida por Guardiola. De quebra, os torcedores que foram ao Estádio Vicente Calderón, em Madri, viram Lionel Messi quebrar mais um recorde: o argentino marcou seu gol de número 78 na temporada e ultrapassou os 77 anotados por Pelé em 1958, até esta sexta-feira o maior artilheiro da história em um único o ano. Foi a Copa do Rei de número 26 conquistada pelo Barça.

O jogo – Com menos de 30 segundos, o Barcelona mostrou que pretendia cumprir a promessa feita nas últimas semanas de conquistar o título como um presente para Guardiola. Messi arrancou da direita e chutou forte de esquerda, quase abrindo o placar.

Mal havia se recuperado do susto, o Bilbao viu Pique desviar a bola pelo alto e Pedro chutar forte de esquerda, abrindo o placar, com dois minutos de jogos. O Barça continuou a todo vapor, tanto que, aos 18 minutos, Messi recebeu passe milimétrico de Xavi e invadiu a área, ampliando a vantagem para 2 a 0 e ultrapassando Pelé.

Seis minutos depois, Pedro fez seu segundo no jogo, chutando rasteiro, forte, de esquerda de fora da área. A partir daí, o Barcelona manteve a posse de bola e pouco foi ameaçado pelo Bilbao até os 45 minutos. Houve uma pequena exceção, quando Llorente foi derrubado por Pique dentro da área e pediu pênalti. O juiz, no entanto, não marcou nada.

Na segunda etapa, Marcelo ‘El Loco’ Bielsa colocou Herrera e Pérez no lugar de Susaeta e De Marcos no Bilbao. O Athletic melhorou ligeiramente, e Ibai Gomez perdeu uma ótima chance aos seis minutos, mas, livre, chutou por cima do gol.

O Barça, por sua vez, em fim de temporada e com o resultado praticamente garantido, diminuiu o ritmo. Messi, pouco produtivo no ataque, foi jogar na cabeça de área, arrancado com a bola para o ataque. As boas chances eram tão escassas que a torcida do Barcelona, tranquila com o resultado, achou tempo para lembrar do arquirrival Real Madrid, xingando a equipe da capital.

No fim, as duas equipes ainda fizeram mais substituições, mas os três gols marcados pelos catalães nos 24 minutos iniciais foram suficientes para dar o título ao Barcelona. Aos 47 minutos, o árbitro apitou o final da partida, dando fim à Copa do Rei e à ‘Era Guardiola’.