Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

João Havelange melhora e deixa unidade semi-intensiva

Por AE

Rio – O presidente de honra da Fifa, João Havelange, deixou a unidade semi-intensiva do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira ao apresentar nova melhora. O ex-dirigente, que completou 96 anos nesta semana, foi para o quarto, mas segue sem previsão de alta.

O estado de saúde de Havelange apresenta “melhora significativa”, segundo o boletim médico divulgado nesta sexta. A infecção no tornozelo direito que o levou a ser internado no dia 18 de março está sob controle. E o tratamento com antibióticos, antes feito por via venosa, já está sendo realizado por via oral.

Este é o segundo boletim seguido que apresenta boa melhora de Havelange. O ex-dirigente chegou a ser internado na UTI do setor coronariano em abril por utilizar um marca-passo no coração. E precisou do auxílio de aparelhos para respirar.

Ex-atleta, João Havelange se tornou presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD) – entidade que precedeu a CBF – em 1956, e de lá saiu em 1974. No mesmo ano, foi eleito para comandar a Fifa, tendo exercido o cargo até 1998, quando foi substituído pelo suíço Joseph Blatter.

No final de 2011, Havelange renunciou ao cargo que ocupava no Comitê Olímpico Internacional, por razões médicas que não foram detalhadas. A decisão ocorreu no mesmo momento em que enfrentava o risco de ser punido por supostamente ter recebido suborno da empresa de marketing ISL, que faliu e tinha acordos comerciais com a Fifa na década de 1990.