Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Jade Barbosa não se apresenta e é cortada da Olimpíada

Por Valéria Zukeran

São Paulo – A ginasta Jade Barbosa foi cortada da delegação do Brasil que disputará a Olimpíada de Londres. Ela não atendeu à convocação para reunião da equipe para treinos nesta semana no Rio. Segundo informações da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), a atleta não justificou a ausência, mas vinha tendo conflitos com a entidade por se recusar a usar uniformes com marcas as quais não tivesse patrocínio individual.

Jade era a principal esperança de medalha olímpica da ginástica artística feminina do Brasil. Em Pequim, há quatro anos, ela disputou três finais – por equipes, no individual geral e no salto -, mas não conseguiu chegar ao pódio. E, ao longo da carreira, coleciona bons resultados em competições internacionais, como o bronze no Mundial de Roterdã, em 2010, na prova do salto.

Com a exclusão de Jade, a ginasta Laís Souza foi convocada como substituta. As outras convocadas da seleção são Adrian Gomes, Bruna Yamamoto Leal, Daiane dos Santos, Daniele Hypólito, Ethiene Franco, Gabriela Soares, Harumi de Freitas e Letícia da Costa. Os treinos serão coordenados por Georgette Vidor, com a ajuda dos técnicos Adriana Alves, Irina Ilyashenko, Margarita Vatkina, Raimundo Blanco, Ricardo Pereira e Viviane Cardoso.

Desse grupo de convocadas, sete ginastas serão escolhidas para o período de aclimatação no exterior. E, depois disso, apenas cinco serão inscritas para a disputa da Olimpíada de Londres, cujo início será no dia 27 de julho.