Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Gordon vence etapa e atual campeão abandona nos carros do Dakar

A nona especial do Rally Dakar, disputada nesta terça-feira entre as cidades de Antofagasta e Iquique, no Chile, foi agitada. O trecho terminou com vitória do norte-americano Robby Gordon, com o tempo de 4h35min21s, mas o destaque do dia foi o abandono do catariano Nasser Al-Attiyah, que enfrentou mais problemas mecânicos com seu Hummer e desistiu de seguir na disputa.

Campeão em 2011 com um carro da Volkswagen, o piloto árabe quase ficou fora da disputa, por conta da saída da montadora alemã do Dakar. Com um convite de Gordon, comandante da equipe Hummer, ele conseguiu um carro para defender o título, mas enfrentou problemas mecânicos em diversas etapas. Com uma falha na correia do alternador, no km 174 do trecho cronometrado desta terça-feira, Al-Attiyah decidiu abandonar a prova.

A segunda colocação na especial de 556 km nesta terça-feira foi do francês Stéphane Peterhansel, que chegou 1min38s atrás de Gordon e segue na primeira posição da classificação geral. O espanhol Joan Roma, com 8min37s de desvantagem para o líder, foi o terceiro colocado.Na tabela de tempos agregados, Peterhansel é dono da primeira colocação geral, com 5min58s de vantagem sobre Gordon. A terceira posição é do polonês Krzysztof Holowczyc, quarto colocado no trecho deste sábado, que está 16min49s atrás do líder.

A décima etapa do Rally Dakar será disputada já nesta quarta-feira entre as cidades de Iquique e Arica, ambas no Chile, com 377 km de deslocamento cronometrado.