Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

França e Inglaterra vencem e dividem liderança do grupo D da Eurocopa

A seleção francesa derrotou com autoridade a anfitriã Ucrânia por 2-0, nesta sexta-feira, em Donetsk, e a Inglaterra venceu a Suécia por 3-2 em um confronto emocionante disputado em Kiev, pela segunda rodada do grupo D da Eurocopa-2012.

Em Donetsk, a partida que foi interrompida logo no início por 57 minutos devido a uma forte tempestade. Depois veio a bonança para a equipe de Laurent Blanc, que venceu com gols no 2º tempo de Jeremy Menez (8 minutos), recebendo na grande área e marcando com um chute rente à trave, e de Yohan Cabaye (11), em jogada parecida.

“Nesta noite realmente me diverti vendo a equipe francesa jogar. Fizemos dois gols, mas podíamos ter feito mais”, comemorou o treinador francês.

O protagonista do jogo foi Karim Benzema, que em três minutos mágicos desmontou a defesa ucraniana com seus passes decisivos.

Em Kiev, a Inglaterra venceu a Suécia por 3 a 2, eliminando os suecos da competição.

Os ingleses chegaram à liderança do grupo D, com 4 pontos, ao lado da França. A Ucrânia está em terceiro lugar, com 3 pontos.

Já a Suécia é a segunda seleção a não ter mais nada em jogo nesta Euro, após a eliminação da Irlanda, que foi derrotada por 4 a 0 na quinta-feira pela Espanha no grupo C.

Uma cabeçada de Andy Carroll (23) após um cruzamento de Steven Gerrard, permitiu que os comandados do treinador Roy Hodgson terminassem o primeiro tempo à frente dos adversários.

Com apenas quatro minutos do segundo tempo, os escandinavos empataram graças a um gol contra de Glen Johnson. Os suecos surpreenderam ao virar o jogo aos 14 minutos da etapa complementar com Mellberg.

A euforia da equipe sueca durou cinco minutos, quando Walcott, que havia entrado em campo três minutos antes, acertou um belo chute de fora da área para vencer Andreas Isaksson.

Welbeck deu a vitória aos ingleses, com um gol de calcanhar.

“Sabíamos o quão perigosos eles eram nas bolas paradas, e mostraram isso. Mas foi muito boa a forma como a equipe respondeu”, disse Hodgson. “Devo frisar que conseguimos uma boa vitória frente a uma equipe experiente”, acrescentou.

A terceira e última rodada será decisiva para definir as duas seleções que irão às quartas de final deste grupo. A França enfrentará em Kiev a Suécia e os ucranianos pegarão a Inglaterra em Donetsk. As duas partidas serão disputadas na terça-feira às 18h45 GMT (15h45 de Brasília).