Dortmund vence, conta com tropeço do Bayern e fica a uma vitória do bi

Berlim, 14 abr (EFE).- Três dias depois de ter vencido o Bayern de Munique em um confronto direto pelo título alemão, o Borussia Dortmund se colocou muito perto do terceiro bicampeonato nacional de sua história neste sábado ao vencer o Schalke 04 por 2 a 1 em Gelsenkirchen e ainda assistir ao empate em casa dos bávaros com o Mainz 05.

A combinação de resultados do dia fez com que o Dortmund chegasse aos 72 pontos e abrisse oito de vantagem para o Bayern. Como faltam apenas três rodadas para o fim do torneio, o time dos brasileiros Felipe Santana e Antonio da Silva garantirá a conquista caso vença o Borussia Mönchengladbach como mandante no próximo sábado.

O líder levou a melhor em um duelo intenso na Arena AufSchalke, com muitos erros das duas partes. Bender poderia ter aberto o placar a favor do Dortmund aos 30 segundos de jogo, mas quem marcou primeiro foi o time da casa, aos nove minutos. Farfán chutou de fora da área e fez 1 a 0.

O gol acabou sendo um prêmio antecipado para a equipe que buscou mais o ataque no começo. No entanto, oito minutos depois, Piszczek tentou o chute cruzado e, mesmo com pouco ângulo, conseguiu o empate.

Depois do intervalo, aos 18 minutos, Christoph Metzelder falhou ao tentar afastar e deu um presente para Sebastian Kehl, que nao vacilou e virou o jogo para o Dortmund.

Na Allianz Arena, a escalação do Bayern deu a entender que a derrota de quarta-feira fez o técnico Jupp Heynckes pensar que o título alemão já está perdido e que o time agora deve voltar todas as suas atenções para a Liga dos Campeões. Na terça-feira, os bávaros receberão o Real Madrid, no primeiro jogo pelas semifinais.

Heynckes deixou no banco a lateral Philipp Lahm, os meio-campistas Franck Ribéry e Toni Kroos e o centroavante Mario Gómez. O resultado da escolha foi uma equipe com freio de mão puxado e que não criou muitas chances de gol.

Enquanto isso, na luta contra o rebaixamento, o lanterna Kaiserslautern colocou os dois pés e quase todo o corpo na segunda divisão ao perder por 2 a 0 em casa para o Nuremberg. Assim, o time se manteve com 20 pontos e será rebaixado neste domingo caso o Colônia pelo menos empate com o Borussia Mönchengladbach, no campo do adversário.

Com 29 pontos, o Colônia atualmente ocupa a zona de descenso indireto, ou seja, disputaria uma repescagem contra o terceiro colocado da segunda divisão. Um ponto abaixo, em penúltimo lugar, aparece o Hertha Berlim, que foi a Leverkusen encarar o Bayer e chegou a estar vencendo de virada por 3 a 2, após estar perdendo por 1 a 0, mas cedeu o empate em 3 a 3 no fim.

O primeiro time fora da zona perigosa atualmente é o Augsburg, que também neste sábado bateu o Wolfsburg fora de casa: 2 a 1. EFE