Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cristiano Ronaldo abre vantagem sobre Messi na disputa pela Bola de Ouro

Nemesio Rodríguez

Madri, 22 jun (EFE).- Com mais uma grande atuação na Eurocopa, o atacante Cristiano Ronaldo liderou a seleção de Portugal em sua classificação para as semifinais do torneio europeu, e assim, abriu vantagem na disputa com Lionel Messi pela ‘Bola de ouro’ desta temporada.

Esta é a opinião de grande parte da imprensa europeia, que após verem Messi como principal candidato a vencer a premiação, começaram a mudar de foco com as atuações de ‘CR7’ na Euro.

‘Em vantagem sobre Messi’, diz o título desta sexta-feira do jornal italiano ‘La Gazzetta dello Sport’, enquanto o francês ‘L’Equipe’ diz que atuações como a que teve diante da República Tcheca são ‘as que Cristiano precisa’ para conquistar sua segunda Bola de ouro – a primeira foi em 2008.

Messi vinha se destacando mais do que Cristiano Ronaldo ao longo da temporada 2011/12. O argentino terminou na artilharia do Campeonato Espanhol, com 50 gols marcados, quatro a mais que o astro português.

‘CR7’ por sua vez, aposta em grande participação na Eurocopa para acabar com a hegemonia de Messi. Após jogos abaixo do esperado diante da Alemanha e da Dinamarca, o craque do Real Madrid desencantou nas últimas duas partidas, ao marcar dois gols contra a Holanda e o tento da classificação diante da República Tcheca.

Enquanto isso, Messi também brilhou com a camisa de sua seleção, no amistoso contra a equipe olímpica do Brasil, disputado no início deste mês nos EUA, quando fez três gols e foi fundamental na vitória por 4 a 3.

A sombra do argentino, aliás, não se distanciou do astro do Real Madrid durante a disputa da Eurocopa. Torcedores dinamarqueses provocaram Cristiano Ronaldo com gritos de ‘Messi!, Messi!’ e o português gerou polêmica com a resposta que deu a um jornalista que fez alusão aos dois.

‘Sabe onde Messi estava nesta época do ano passado? Sabe? Estava sendo eliminado da Copa América em seu país’, disse o craque português.

Ronaldo desencantou diante da Holanda com os dois gols da vitória portuguesa que mandaram de volta para casa a vice-campeã mundial, em uma atuação classificada como ‘completa’ por parte da imprensa mundial.

Depois, voltou a ser fundamental nesta quinta-feira, na vitória de Portugal sobre os tchecos, ao fazer o gol de cabeça que garantiu a classificação de seu país para as semifinais da Eurocopa.

As manchetes dos meios de comunicação europeus rasgam elogios ao atacante: ‘Ronaldo ‘voa’ em direção a Bola de ouro’ (La Gazzetta); ‘Voltou a fazer a diferença (L’Equipe), ‘Melhor que nunca’ (Record), ‘O melhor jogador do mundo marca outra vez’ (A Bola), ‘O melhor Cristiano’ (Olé) e ‘Cabeça de ouro ‘(Marca), dão mostras do quão elogiado ‘CR7’ está sendo por seu desempenho na Euro.

O astro não quer pensar na conquista do prêmio e foca apenas na tentativa de levantar o troféu da competição continental. ‘Minha atuação na Eurocopa não terá influência na Bola de Ouro’, disse Cristiano Ronaldo. EFE