Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Craque do Brasileirão pelo Flu, Conca é o melhor meia da China em 2011

O meio-campista Dario Conca participou de apenas 15 partidas do Campeonato Chinês, o suficiente para que ele fizesse nove gols e fosse considerado, no início desta semana, como o melhor jogador da posição no futebol chinês.

Depois de se destacar com a camisa do Fluminense no Brasileirão de 2010, quando acabou sendo eleito o craque da competição e ajudou o time a se sagrar campeão nacional, Conca chegou ao futebol chinês como um dos mais bem pagos jogadores do mundo, e correspondeu às expectativas da torcida.

Com 68 pontos, 15 a mais que o vice Beijing Guoan, o Guanghzou Evergrande se sagrou campeão chinês e mostrou, através de sua assessoria, a felicidade pela premiação. ‘Estou feliz pelo reconhecimento aqui na China, mesmo com pouco tempo de clube. Esta experiência em um país tão diferente está me ajudando a amadurecer ainda mais. É muito bom tudo o que está acontecendo’, afirmou o jogador, cuja esposa Paula está grávida, proporcionando outro motivo de contentamento.

Recentemente, o Guanghzou lançou produtos com o rosto de Conca, além de uma camiseta especial com uma estrela acima do escudo, representando a primeira conquista nacional. O time é de propriedade de Xu Jiayin, um dos 200 homens mais ricos do mundo, que investiu pesado para que o time faturasse os títulos da Segunda Divisão, na última temporada, e da elite, já em 2011.

Com o talentoso argentino no elenco, além dos brasileiros Muriqui, Cléo e Paulão, o clube conquistou a competição nacional cinco rodadas antes do fim. A convivência com os brasileiros, inclusive, ajuda a aliviar a saudade que Conca demonstrou sentir do Brasil em entrevista do diário Olé.

‘Aqui na China me tratam muito bem. Posso passar por muitos clubes, mas nunca vou sentir o mesmo que senti no Brasil’, disse, encantado com os chineses, mas saudoso do Brasil e do Fluminense, onde a camisa 11 ficou órfã até a chegada do compatriota Manuel Lanzini, novo xodó da torcida.