Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Contra o Bahia, Lusa busca restabelecer confiança após rebaixamento

Ainda abalada pelo rebaixamento no Campeonato Paulista, a Portuguesa, na estreia do técnico Geninho à frente da equipe, enfrenta o Bahia nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), no estádio do Canindé, em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Se a situação da Portuguesa no campeonato estadual fugiu do controle e a equipe acabou rebaixada, na competição nacional deste primeiro semestre a história é outra. Na segunda fase da Copa do Brasil, após ser derrotada por 2 a 0 pelo Juventude fora de casa, a equipe paulista conseguiu reverter a vantagem jogando no Canindé e venceu os gaúchos por 4 a 0, garantindo a classificação.

O caminho até as oitavas de final também foi complicado para o Tricolor de Aço, que foi derrotado pelo Remo na primeira partida da segunda fase, jogando em Belém do Pará, por 2 a 1, e conseguiu a classificação ao bater os paraenses também por 4 a 0, no Pituaçu. No Estadual, após liderar com folga a primeira fase, o Bahia acabou superado pelo Vitória da Conquista, por 1 a 0, na primeira partida da semifinal.

Após a fase turbulenta na equipe da Zona Norte de São Paulo, o técnico Jorginho ainda permaneceu mais alguns dias à frente da equipe, mas não resistiu à pressão e acabou deixando a função, em comum acordo com a diretoria. Para o seu lugar, Geninho foi anunciado prontamente e terá contra o Bahia o seu primeiro teste oficial.

‘O grupo está com vontade de reverter essa situação, eles precisam de confiança e um novo pensamento. Os jogadores devem esquecer o que aconteceu, realmente é difícil, mas precisamos trabalhar primeiro isso’, declarou o novo comandante.

A boa notícia para o treinador foi anunciada na segunda-feira: a Portuguesa adquiriu os 50% dos direitos econômicos do meia Ananias que pertenciam ao clube baiano e o jogador poderá entrar em campo nesta quarta.

Do lado tricolor da disputa, o técnico Paulo Roberto Falcão torce para poder contar com o atacante Souza. O jogador, artilheiro da equipe na temporada, se recupera de um estiramento na coxa e participou normalmente da última atividade comandada pelo treinador antes da partida, mas ainda é dúvida para o jogo.

A situação do meia Morais também preocupa Falcão, pois o jogador foi poupado dos treinamentos devido a dores na panturrilha e aguarda o resultado de um exame de imagem, mas dificilmente defenderá a equipe em São Paulo.

Os jogadores do Bahia sabem que o duelo não será fácil, mas entrarão confiantes na partida. ‘Acho que vai ser um jogo duro, a Portuguesa merece todo o nosso respeito e a gente pode jogar de igual pra igual, respeitando, mas sabendo que a gente pode sair de lá com a vitória’, disse.

FICHA TÉCNICA

PORTUGUESA X BAHIA

Local: Estádio do Canindé, em São Paulo

Data: 25 de abril de 2012, quarta-feira

Horário: 19h30 (de Brasília)

Árbitro: Paulo Godoy Bezerra (SC)

Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Nadine Schram Camara Bastos (SC)

PORTUGUESA: Weverton; Luís Ricardo, Rogério, Renato e Ivan; Léo Silva, Guilherme, Boquita e Henrique; Ananias e Ricardo Jesus

Técnico: Geninho

Bahia: Marcelo Lomba; Madson, Rafael Donato, Titi e Gerley; Fabinho, Diones, Gabriel e Magno; Lulinha e Júnior (Souza)

Técnico: Paulo Roberto Falcão