Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

COI oficializa Paris e Los Angeles como sedes de 2024 e 2028

Confirmação ocorreu nesta quarta-feira, em Lima, no Peru, em momento bastante turbulento para o Comitê Olímpico Internacional

Nesta quarta-feira, durante Congresso do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Lima, no Peru, Paris e Los Angeles foram confirmadas como sedes dos Jogos de 2024 e de 2028, respectivamente. As cidades já haviam revelado o acerto, mas a oficialização só aconteceu nesta tarde durante o evento do COI.

Foi a primeira vez na história que o Comitê Olímpico anunciou duas sedes de Jogos em um mesmo evento. O presidente da entidade, Thomas Bach, comemorou o acordo e acredita que a decisão foi acertada. “Esta é uma situação só de ganho para Paris, Los Angeles e todo o Movimento Olímpico”, declarou o dirigente.

O evento ocorreu em um momento extremamente turbulento para a entidade, que admitiu a possibilidade de ter havido compra de votos nas escolhas das últimas sedes. Na semana passada, teve início a Operação “Unfair Play” que investiga políticos e dirigentes, incluindo o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB)Carlos Arthur Nuzman, sobre corrupção na candidatura do Rio de Janeiro.

Na última segunda-feira, o COI divulgou um relatório que comprovava que Los Angeles, que se candidatou a receber os Jogos de 2024, cumpriu os requisitos exigidos para receber o evento em 2028.

Paris e Los Angeles não foram as únicas cidades que demonstraram interesse em receber os Jogos Olímpicos em 2024. Roma (Itália), Budapeste (Hungria), Hamburgo (Alemanha) e Montreal (Canadá) acabaram desistindo durante o processo.

(Com Gazeta Press)