Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chama olímpica chega ao Reino Unido

Londres, 18 mai (EFE).- A tocha olímpica chegou nesta sexta-feira à base aérea de Culdrose, em Cornalles (sudoeste da Inglaterra), a bordo do avião ‘Vaga-lume’ da companhia British Airways, 70 dias antes do início dos Jogos Olímpicos de Londres.

Procedente de Atenas, a chama foi escoltada desde Atenas pela princesa Anne de Inglaterra, o presidente do Comitê Organizador dos Jogos de 2012 (Locog), Sebastian Coe, o jogador David Beckham e o prefeito de Londres, Boris Johnson.

A tocha olímpica começará a ser carregada amanhã, em um revezamento que vai contar com a participação de 8 mil pessoas, percorrer 13 mil quilômetros do Reino Unido e que terminará no Estádio Olímpico de Londres em 27 de julho, data de abertura dos Jogos.

O ‘Vaga-lume’ chegou com pontualidade britânica, às 19h25 (local, 15h25 de Brasília), e dela desceu a princesa Anne com a chama olímpica, protegida por uma lanterna especial.

Já na pista de aterrissagem, onde aguardavam o vice-primeiro-ministro, Nick Clegg, e mais de 500 britânicos, Beckham foi o encarregado de acender a tocha olímpica que durante os próximos 70 dias percorrerá todo o Reino Unido até chegar a Londres.

‘Quando vemos como as pessoas contemplam a tocha olímpica é que damos conta do que representam os Jogos. Quando você toma posse da tocha, diz: ‘Isso são os Jogos’, declarou a princesa à rede de televisão ‘BBC’ logo após descer do avião.

‘A chegada do fogo é um momento mágico para qualquer país. Esta chama conectará milhões de pessoas do Reino Unido com os Jogos de uma maneira única’, destacou o presidente do Comitê Organizador (Locog), Sebastian Coe.

A delegação de Londres-2012 recebeu na quinta-feira a entrega do fogo sagrado de Olímpia no Estádio Panathinaiko, local que sediou os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896, e hoje, em meio à forte chuva em Atenas, partiu para o Reino Unido.

A chama viajou em um recipiente desenvolvido especialmente para manter a chama acesa até que o ‘Vaga-lume’, um avião dourado com a logo dos Jogos de 2012, aterrissou na base militar, situada no ponto mais ocidental de Grã-Bretanha conhecido como Land’s End.

Neste sábado, a tocha olímpica, obra dos designers Edward Barber e Jay Osgerby, iniciará o percurso de 13 mil quilômetros pelo país sede. Quem começará o revezamento será o velejador britânico Ben Ainslie, o encarregado de começar às 7h12 (local, 3h12 de Brasília) o caminho que levará a tocha olímpica por todo o Reino Unido e a uma visita à capital da Irlanda, Dublin. EFE