Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Carrascos dos favoritos, Bayern e Chelsea disputam final da Liga dos Campeões

Berlim/Londres, 18 mai (EFE).- Após terem eliminado respectivamente Real Madrid e Barcelona, que eram apontados como favoritos para disputar a final deste sábado, Bayern de Munique e Chelsea decidirão neste sábado, na Allianz Arena, o campeão europeu desta temporada.

A equipe de Munique derrotou o Real nos pênaltis, depois de ter havido uma vitória por 2 a 1 para cada lado. Já os ‘Blues’ venceram o Barça por 1 a 0 e arrancaram um heroico empata em 2 a 2 no estádio Camp Nou.

Tetracampeão continental, o Bayern disputará a decisão com a vantagem de jogar em casa, querendo repetir o Real Madrid de 1957 e a Inter de Milão de 1965, que fizeram a festa em seus próprios estádios. Se perderem, os alemães repetiram a Roma, vice-campeã em 1984 após a derrota para o Liverpool em pleno Estádio Olímpico da capital italiana.

O time chega para a partida com dois vices no ano, o do Campeonato Alemão e o da Copa da Alemanha, tendo sido superado em ambos pelo Borussia Dortmund. Assim, do resultado do jogo contra os ingleses depende a maneira como a temporada será lembrada, se como um sucesso ou um fracasso.

O Chelsea, por sua vez, disputa sua segunda final de Liga dos Campeões e sonha com um desfecho diferente da decisão de 2008, em que foi derrotado nos pênaltis pelo Manchester United em Moscou. A conquista do título é a grande obsessão do clube desde que foi adquirido pelo magnata russo Roman Abramovich, em 2003.

Ao contrário do Bayern, a equipe londrina já tem um título no ano, o da Copa da Inglaterra. No entanto, a má campanha no Campeonato Inglês causou a demissão do técnico André Villas-Boas, substituído por Roberto Di Matteo, e ainda fez com que os ‘Blues’ se vissem obrigado a vencer a ‘Champions’ neste ano para voltar a disputá-la na próxima temporada. Se for derrotado, o Chelsea participará da Liga Europa.

Os dois times entrarão em campo com vários desfalques. No Bayern, o técnico Jupp Heynckes não poderá contar com o zagueiro Badstuber, o lateral Alaba e o volante Luiz Gustavo, todos suspensos. Tymoshchuk será improvisado na defesa e Contento ocupará a lateral esquerda. No meio-campo, Kroos será recuado, permitindo o retorno de Müller à equipe titular.

O Chelsea, por sua vez, terá problemas em quase todos os setores. Também por suspensão, o lateral-direito Ivanovic, o zagueiro John Terry, o volante Raul Meireles e o meia Ramires não poderão jogar.

Assim, a zaga será formada por David Luiz e Cahill, ambos recém-recuperados de lesão. No meio-campo, o veterano Essien e Kalou serão os substitutos.

Prováveis escalações:.

Bayern de Munique: Neuer; Lahm, Tymoshchuk, Boateng e Contento; Kroos, Schweinsteiger, Robben, Müller e Ribéry; Gómez. Técnico: Jupp Heynckes.

Chelsea: Cech; Bosingwa, David Luiz, Cahill e Ashley Cole; Mikel, Essien, Lampard, Mata e Kalou; Drogba. Técnico: Roberto Di Matteo.

Arbitragem: Pedro Proença (Portugal), auxiliado por seus compatriotas Manuel de Sousa e Duarte Gomes. EFE