Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Totalmente Demais’: Globo não encerrava novela às segundas desde 1977

Outros dois folhetins do canal já terminaram no comecinho da semana: 'Estúpido Cúpido' e 'Locomotivas', exibidos há 39 anos

A Rede Globo anunciou no site oficial de Totalmente Demais, sua atual trama das sete, que o encerramento da novela em uma segunda-feira é uma ação inédita do canal. Mas não é bem assim. Outros dois folhetins dessa faixa da emissora terminaram no mesmo dia da semana: Estúpido Cúpido e Locomotivas, ambos de 1977.

LEIA TAMBÉM:

Os acertos e desacertos de ‘Totalmente Demais’

‘Totalmente Demais’ vai acabar em uma segunda-feira

Totalmente Demais tem maior audiência em tramas da sete desde 2012

Na época, a mudança no calendário aconteceu por causa da Olimpíada de Montreal, em 1976, que atrasou a exibição da primeira versão de Anjo Mau. Protagonizada por Susana Vieira, a novela terminou no dia 24 de agosto, uma terça-feira. Assim, a a sucessora Estúpido Cúpido – a última novela em preto e branco da Rede Globo – começou no dia seguinte, 25 de agosto, uma quarta-feira, e foi terminar em 28 de fevereiro de 1977, uma segunda-feira. O calendário exótico continuou no folhetim seguinte, Locomotivas, que estreou numa terça-feira, 1º de março de 1997, e foi terminar numa segunda-feira, 12 de setembro de 1977.

Mais recentemente, outras novelas não terminaram na habitual sexta-feira. Fera Ferida (1994) e Duas Caras (2008) tiveram seu capítulo final exibido em um sábado. A primeira ganhou uma reexibição no domingo seguinte, enquanto a última ficou sem a reprise.

A Rede Globo decidiu adiar o final de Totalmente Demais para esta segunda-feira para evitar uma perda de audiência durante o feriado prolongado de Corpus Christi. A mudança no calendário da emissora teve consequências na casa rival, a Record, que, para evitar a concorrência com a novela das 7 da Globo, decidiu lançar Escrava Mãe apenas na terça-feira, mesmo dia de estreia de Haja Coração.

Outros canais – Diferentemente da Globo, a Rede Record não segue a regra de começar uma trama na segunda-feira e encerrá-la numa sexta. Um exemplo é o grande sucesso Os Dez Mandamentos, que terminou em uma segunda-feira, no dia 23 de novembro do ano passado. O canal tem um calendário bem diversificado: Poder Paralelo (2009) e Dona Xepa (2013) começaram e terminaram em terças-feiras e Vidas em Jogo começou em uma terça-feira (3/5/2011) e terminou em uma segunda-feira (9/4/2012).

O mesmo já aconteceu algumas vezes no SBT com suas novelas da tarde (na maioria das vezes, mexicanas). O último caso foi Cuidado com o Anjo, que chega ao final na tarde desta segunda-feira. Porém, o que difere o canal de Silvio Santos das demais emissoras é que, normalmente, a estreia acontece antes de a trama atual encerrar-se, e por alguns dias as duas vão ao ar juntas, como uma dobradinha. Como exemplo, o SBT estreou Mar de Amor na última segunda (16) para substituir a atual, que está acabando.