Sequestro de estátua da Mônica vira piada na internet

O rapto de uma das estátuas que compõem a Mônica Parade, exposição realizada a céu aberto pelas ruas de São Paulo em comemoração dos 50 anos da personagem de Mauricio de Sousa, pode ficar sem culpado, já que a escultura, antes localizada na chique rua Oscar Freire, nos Jardins, foi abandonada em um matagal de Guarulhos, sem vestígios de seu sequestrador. Mas não vai passar em branco no universo dos memes e piadas da internet.

Leia também:

Parque da Mônica será inaugurado em Portugal

A notícia de que a estátua foi encontrada, nesta sexta-feira, levou usuários a criar memes inspirados no episódio — que, para alguns, não passa de mais um plano infalível de Cebolinha, o grande antípoda de Mônica nos gibis. Em uma das imagens, a excêntrica pintura da Mônica raptada, assinada pelo artista plástico Lobo, recebe retoques do pichador Justin Bieber. Em outra, o corpinho gorduchinho da personagem permanece o mesmo, mas sua cabeça é a de Barbara Paz, atriz que virou alvo dos criadores de memes recentemente, ao fazer um ensaio ao estilo black bloc.

Exposição — A Mônica Parade espalhou 50 estátuas de 1,60m da personagem, personalizadas por artistas convidados por Mauricio de Sousa, entre 35 bairros de São Paulo. As esculturas são feitas de fibra de vidro e ficam sobre uma base de 25 centímetros. Uma foi pintada pelo próprio Mauricio. As demais, por nomes como Rui Amaral, Hiro Kawahara e Danilo Beyruth.

A exposição vai até o dia 8 de dezembro. Depois, 20 das estátuas serão leiloadas, com a renda revertida ao Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef). As outras 30 seguem em turnê, primeiro para o Rio, depois Belo Horizonte. Os fãs podem acompanhar os bastidores da mostra pelo site www.monicaparade.com.br.

Mônica ‘plesa’ — A estátua pintada por Lobo não foi a única a virar caso de polícia. Pelo menos três obras foram vandalizadas — todas já restauradas, de acordo com a editora Panini, que publica os gibis da personagem e sua turma. A boneca exposta na Praça Benedito Calixto, na região central, foi alvo de pichadores. Uma suástica foi pintada na testa da dentuça. Na avenida Paulista, duas das seis esculturas instaladas ali foram pichadas.

A Mônica levada da Oscar Freire foi achada às 7h desta sexta-feira em um matagal, depois de uma denúncia anônima feita ao 190. Fotos da personagem no carro de polícia circularam pela internet, inspirando os criadores de meme de plantão. Apesar de alguns arranhões, a boneca estava inteira, com o coelho Sansão a tiracolo.

(Com Estadão Conteúdo)