Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rainhas de bateria roubam a cena em ensaio técnico no Rio

Ellen Roche estreou à frente dos ritmistas da Porto da Pedra. Pela Portela, Sheron Menezes posou para fotos e distribuiu acenos para o público

Os ensaios técnicos das escolas de samba Portela e Porto da Pedra levaram, neste sábado, 20 mil pessoas à Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. A presença de famosos na Avenida compensou o público por uma apresentação de altos e baixos das duas agremiações, que pecaram quanto ao canto dos componentes.

A rainha Sheron Menezes brilha à frente da bateria da Portela

A rainha Sheron Menezes brilha à frente da bateria da Portela (VEJA)

Primeira a desfilar, a Porto da Pedra contou com o reforço da atriz Ellen Roche, que estreou no posto de rainha de bateria. A moça, que havia sido coroada na véspera, optou por um vestido prateado que, para os padrões das musas do Carnaval, pode ser considerado bem comportado. Além dela, outros 1.500 componentes participaram do ensaio da Vermelho-e-branca de São Gonçalo, que tem Maria Clara Machado como enredo para 2011.

A escola usou tripés para simular a presença dos carros alegóricos, aproximando assim o treino de um cenário real de desfile. Nesse tipo de ensaio, é importante aproveitar a oportunidade de calcular o tempo da passagem da agremiação e exercitar as paradas obrigatórias, como, por exemplo, as apresentações da comissão de frente e do casal de mestre-sala e porta-bandeira para os jurados. O casal Diego Falcão e Denadir desfilaou fantasiado, um detalhe que faz toda a diferença, devido ao grande peso das indumentárias.

Já a Portela se destacou pela perfomance precisa da bateria e pela voz marcante do intérprete Gilsinho. No entanto, o desempenho do puxador e dos ritmistas não foi suficiente para fazer o samba empolgar, o que comprometeu a animação dos componentes. A rainha de bateria Sheron Menezes, por pouco, não perde a festa. Atrasada, ela se juntou aos ritmistas quando a poucos instantes da escola começar a desfilar. No entanto, a atriz se esforçou para mostrar simpatia, tirando fotos com fãs e acenando para o público. O prefeito do Rio e portelense Eduardo Paes marcou presença e chegou a tocar com os ritmistas das duas escolas.

A Portela ainda tem mais um ensaio técnico no Sambódromo do Rio, no próximo dia 19. O enredo da agremiação para 2011 é “Rio, azul da cor do mar”, do carnavalesco Roberto Szanieck. A Porto da Pedra também volta a ensaiar no dia 19. O enredo da escola de São Gonçalo é “O sonho sempre vem pra quem sonhar…”, de Paulo Menezes.