Quem é o garoto eleito como modelo de marca de maquiagem
Adolescente James Charles, novo rosto da linha de cosméticos CoverGirl, acalora discussão sobre identidade e gênero
James Charles tem 17 anos e vive em Nova York com a família. Apaixonado por maquiagem, o rapaz, recentemente, criou perfis nas redes sociais para mostrar sua arte. Em um ano, seu Instagram alcançou mais de 700.000 seguidores, enquanto 105.000 assinantes esperam por seus vídeos de tutoriais no YouTube.
Tais números cresceram desde a última semana, quando Charles foi eleito o garoto-propaganda da marca de maquiagem CoverGirl, ao lado da cantora Katy Perry. Um mês antes, sua fama foi potencializada quando publicou uma imagem de seu álbum de formatura do colegial – o rapaz pediu para refazer a foto, pois a luz não ficou boa. Ele resolveu o problema com um make iluminado.
Diversas publicações pelo mundo jogaram luz à escolha do rapaz pela tradicional marca de cosméticos, que atua há 60 anos no mercado. O New York Times destacou a tendência da quebra de barreiras entre os desígnios de moda e beleza de gênero, citando exemplos como o ator Jaden Smith, filho de Will Smith, que estrelou uma campanha feminina da Louis Vuitton no ano passado.
A novidade, contudo, ainda motiva reações negativas nas redes. O perfil de Charles ganhou novos seguidores, mas também muitos comentários de ódio. O rapaz, ao que tudo indica, não se importou. “Eu estou extremamente feliz, impressionado e exultante em anunciar que sou o primeiro embaixador do sexo masculino da marca CoverGirl”, escreveu no Instagram. “Eu realmente espero que isso prove que qualquer um pode usar maquiagem e alcançar o que quiser se trabalhar bastante.”