Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obra de Kitagawa Utamaro bate recorde em leilão de gravuras japonesas

A gravura Deeply Hidden Love (Fukaku shinobu koi no original) de Kitagawa Utamaro (1753-1806) foi vendida por 745.800 euros (2,8 milhões de reais, aproximadamente) em Paris, um recorde para uma gravura japonesa e para esse artista, anunciou nesta quarta-feira a casa Beaussant-Lefèvre, que organizou o leilão com a Christie’s.

Leia também:

Novo recorde de Picasso: tela cubista mais cara já leiloada

‘Nude’ de Duchamp bate recorde em leilão: R$ 5 milhões

Escultura de Rodin leiloada por recorde de US$ 20 milhões

Utamaro foi um artista reconhecido por suas gravuras no estilo Ukiyo-e, que prima por retratar pessoas e paisagens do ambiente urbano do Japão, com personagens como gueixas e lutadores de sumô. Os desenhos de Utamaro foram muito apreciados não apenas no Japão, fazendo sucesso ao chegar na Europa no século XIX.

Parte da série Anthology of Love, a gravura Deeply Hidden Love era uma das principais peças da coleção reunida pela família Portier por quatro gerações. A coleção Utamaro estava avaliada em 1,5 milhão de euros, segundo a Beaussant-Lefèvre e a Christie’s.

Outra obra leiloada, um retrato do ator Tanimura Torazo feito por Toshurai Sharaku, foi vendido por 101.000 euros (386.000 reais, aproximadamente). Já o busto do ator Iwai Hanshiro, por Utagawa Kunimasa (1773-1810), alcançou 78.680 euros (cerca de 300.000 reais).

(Com agência France-Presse)